Drama em Braga: Carlos vive na rua por se recusar a abandonar a sua cadela

Um homem está a (sobre)viver sem abrigo porque ninguém lhe arrenda um quarto com a sua velha cadela, de 15 anos, o que gerou de solidariedade na Urbanização dos Peões, nas imediações do campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga.
Carlos Murta, de 48 anos, viúvo, explicou esta quarta-feira a O MINHO “nunca ter conseguido recuperar desde que a esposa faleceu de grave doença, em 2022”, afirmando “nunca ter ingerido álcool, nem drogas, como facilmente podem atestar”.
Segundo este bracarense, cujo último quarto arrendado foi na Rua Nova de Santa Cruz, em Braga, Kika, a sua cadela, a quem chama Princesa ou Princesinha, “é um animal muito meigo”. “Não percebo como me querem separar de companheira tão amiga”, lamenta.
Perdeu RSI por não ter morada
“A Segurança Social de Braga atribuiu-me uma prestação do Rendimento Social de Inserção (RSI), mas menos de uma semana depois, retiraram-me logo esse apoio, por deixar de ter morada certa, ao não ter um quarto onde pudesse pelo menos pernoitar”, afirmou Carlos Murta, dizendo que “o problema é ninguém aceitar a cadela a viver comigo, que não ladra e é muito limpinha”.
Face à situação, dado ser pessoa muito estimada na zona, os vizinhos e comerciantes, da Rua Nova de Santa Cruz, da Rua dos Peões e da Praceta de Vilar, na freguesia de São Victor, em Braga, estão a tentar arranjar-lhe um quarto, mas está-se a revelar tarefa difícil.
Como consta dos cartazes afixados pelos estabelecimentos na zona académica da Universidade do Minho, em Braga, quem quiser ajudar Carlos e a sua Kika poderá contactar o Cabeleireiro Hair Sessions By Lisa, no número 41 A da Rua Nova de Santa Cruz.






