Maria Botelho Moniz radiante com equilíbrio entre carreira e família: “É meio caminho andado para a felicidade”

O novo ano trouxe ventos muito positivos para Maria Botelho Moniz. Após um 2025 de sonhos realizados — em que apresentou o “Big Brother Verão” com enorme sucesso —, a comunicadora da TVI começou 2026 com novo fôlego e um grande desafio: conduzir o regresso do “1ª Companhia”. O formato estreou logo a 1 de janeiro e, pela forma calorosa como o público reagiu, tudo indica que será mais uma conquista na trajetória da apresentadora.
Além dos triunfos profissionais, Maria Botelho Moniz vive um momento de enorme plenitude familiar. Noiva do piloto Pedro Bianchi Prata e mãe do pequeno Vicente, de apenas 2 anos, a figura televisiva sente-se realizada nas várias dimensões da vida e reconhece a sorte que o destino lhe tem oferecido. Em conversa com a revista Lux, a anfitriã do novo programa partilhou o entusiasmo deste início de ciclo e a alegria de estar de volta aos diretos. “Foi um arranque de ano incrível, já tinha saudades de estar no ar e do ritmo do direto. Estou super entusiasmada para esta ‘Primeira Companhia’, temos um grupo muito diferente do habitual, mas escolhido a dedo e que acredito que tem tudo para fazer um excelente programa“.
Conhecida pela energia com que encara cada projeto, a comunicadora elogiou o elenco e a equipa técnica do formato, sublinhando o empenho que garante a qualidade do programa. “Acho que temos vários ingredientes, mas o grupo é sempre o maior dos trunfos, se o grupo é bom é meio caminho andado. Depois há o facto de não se fazer este formato há 20 anos, o que deixa as pessoas curiosas, uns para ver o programa pela primeira vez e outros para reviver uma memória antiga”, afirmou Maria Botelho Moniz, destacando também “o trabalho desta equipa extraordinária, que, em conjunto com o comandante José Moutinho e os instrutores, já têm tudo planeado e esquematizado para manter o ritmo do programa e o desafio interessante.”
A estreia, contudo, não foi isenta de obstáculos. A apresentadora enfrentou um problema de saúde nos dias anteriores ao direto. “Dois dias antes da estreia estava engripada e com febre e, no dia anterior à estreia, estava totalmente sem voz. No próprio dia, comecei a recuperar a voz, mas ainda estava muito rouca, por isso estive o dia praticamente todo em silêncio.” Momentos antes da emissão, uma avaliação médica revelou “um vírus respiratório e uma bactéria na garganta”, tratados rapidamente. “Levei uma injeção intramuscular e fiz a gala!” contou a comunicadora, sublinhando que são imprevistos “que acontecem a qualquer um.”
Nem a gripe impediu que a presença da família fosse o combustível emocional da noite. “É essencial sentirmos que os nossos estão lá nos momentos importantes, são essas memórias que ficam e são essas visitas e essas palavras antes de entrarmos em ação que nos dão força e motivação extra.” O pequeno Vicente continua a acompanhar de perto o trabalho da mãe, mesmo sem perceber muito o que se passa. “Acho que ele não percebe bem onde está, sabe que está no trabalho da mãe, mas pouco mais. Anda a correr, quer mexer em tudo, diz olá a toda a gente, é animação garantida!” Para Maria Botelho Moniz, 2025 foi “um ano incrível a todos os níveis” e 2026 deverá ser sinónimo de continuidade e gratidão: “Quero continuar a crescer profissionalmente e continuar a ser desafiada para projetos que me entusiasmem. De resto, só quero saúde para mim e para os meus, e continuar a ver o Vicente a crescer feliz“.







