Mais de cem contentores de madeira ficam retidos no porto da Beira
O porto da Beira, em Sofala, reteve esta quinta-feira mais de cem contentores de madeira que seguiriam para a China. Autoridades agiram após denúncias de supostas irregularidades na carga.
Arsénio Chilengo, chefe do Departamento Central de Fiscalização de Florestas, afirma que parte da mercadoria pode incluir madeira em touro, cuja exploração é ilegal em Moçambique.
💰
Ganhe até 5.000 MT no 1º Depósito
🔥
Jogue no Placard e transforme os seus palpites em prémios reais.
As autoridades impedem a exportação de produtos possivelmente ilegais e reforçam a fiscalização florestal. Especialistas alertam que casos como este evidenciam falhas no controlo e a necessidade de monitoramento mais rigoroso.
Já começa a notar-se alguma luz no fundo do túnel, no toca ao negócio de madeira no país.
É necessário que se faça muito mais. As serrações muitas delas que deixaram de funcionar há muitas décadas, deviam reabrir de forma a que o processamento da madeira seja feito aquí no país, pois, dessa maneira iriam se criar muitos postos de trabalho, elém de agregar maior valor á madeira para a exportação. Haveria mais facilidade de controlo e transparência no negócio.
Muito obrigado por compartilhar sua análise! 🙂 Concordo que reabrir as serrações e processar a madeira localmente traria mais empregos e valor ao país. Comentários assim ajudam a enriquecer o debate sobre o setor.