CAOS À VISTA: Depressão Marta invade Portugal já este sábado com chuva torrencial, ventos violentos e risco elevado de cheias

A depressão Leonardo, que tem causado muita precipitação de norte a sul do país, já está a terminar a sua passagem, mas na madrugada desta sexta-feira, dia 6, ainda é esperada forte precipitação e possibilidade de trovoada, que começará por entrar na Área Metropolitana de Lisboa por volta das 2 horas da madrugada, evoluindo depois para o resto do país.
Entretanto, a depressão Marta aproxima-se de Portugal continental, prevendo-se que os seus efeitos comecem a ser sentidos a partir da manhã de sábado, trazendo consigo precipitação intensa, ventos fortes, agitação marítima e queda de neve.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mau tempo afetará inicialmente a região Sul, em particular o litoral, com chuva persistente e rajadas de vento que podem atingir os 100 km/h, chegando aos 120 km/h nas zonas serranas. A maior acumulação de água deverá ocorrer a sul do Tejo, incluindo a área da Grande Lisboa. As zonas de precipitação mais intensa serão o Alentejo e as serras algarvias, onde se esperam acumulados de 60 mm em 24 horas, o que poderá provocar uma nova subida dos caudais dos rios e ribeiras.
Durante a tarde de sábado, a depressão deslocar-se-á para leste, intensificando o vento no litoral Centro, com rajadas até 90 km/h, e mantendo a previsão de chuva por vezes forte. A neve fará a sua aparição acima dos 900 metros de altitude, com a cota a subir temporariamente para 1200/1400 metros. Na Serra da Estrela, os acumulados poderão ultrapassar os 25 cm acima dos 1400 metros.







