Choque em Fafe e Paredes: Inspetores da PJ Baleados em Operação Contra Crimes Sexuais

Dois inspetores do Departamento de Investigação Criminal de Braga da Polícia Judiciária ficaram feridos na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, após terem sido atingidos por disparos de arma de fogo durante uma busca domiciliária realizada em Paredes.
Em comunicado oficial, a Direção Nacional da PJ informa que a ocorrência se deu no âmbito de uma operação policial de grande dimensão, que contempla a realização de 10 buscas domiciliárias em vários concelhos do país, entre os quais Fafe, além do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Famalicão, Arouca, Alijó, Aveiro e Paredes.
A operação visa a investigação da prática de atos sexuais com adolescentes, recurso à prostituição de menores, pornografia de menores e aliciamento de menores para fins sexuais.
Segundo a PJ, os factos ocorreram pouco depois das 07h00, quando os inspetores tentavam cumprir uma diligência judicial numa residência em Paredes. Perante a resistência do visado em permitir a entrada pela porta principal, um dos inspetores acedeu ao interior da moradia por uma porta traseira, sendo de imediato surpreendido pelo alvo principal da investigação, um homem de 43 anos, com quem entrou em confronto físico violento.
Momentos depois, um segundo inspetor deslocou-se ao local e ambos foram surpreendidos pela chegada do pai do suspeito, um homem de 77 anos, que empunhava uma pistola de calibre 6,35 mm. Este efetuou dois disparos na direção de um dos inspetores, atingindo-o superficialmente na zona da cabeça.
Entretanto, o suspeito mais novo tentou apoderar-se da arma do pai. Já com o septuagenário dominado por um dos inspetores, foi efetuado um terceiro disparo, que atingiu superficialmente o outro inspetor na zona do ombro.
Apesar dos ferimentos, os dois inspetores conseguiram dominar os agressores, que foram imediatamente detidos pelos crimes de coação e resistência a funcionário e homicídio na forma tentada.
Os feridos receberam assistência no local por uma equipa do INEM e foram posteriormente transportados para o Hospital de Penafiel, encontrando-se fora de perigo de vida.
A Polícia Judiciária sublinha que não foi efetuado qualquer disparo por parte dos inspetores, apesar de estarem na posse das respetivas armas de serviço, que foram utilizadas de forma profissional e adequada.
As diligências da operação prosseguem, com vista ao cumprimento integral dos seus objetivos. A PJ adianta ainda que serão prestados esclarecimentos adicionais hoje, às 13h00, no Departamento de Investigação Criminal de Braga.







