Medo cá fora! Filipe Delgado confessa receio a Maria Botelho Moniz: “Não faço ideia do que me espera no exterior”

“Prometeu e cumpriu.” Foi assim que Maria Botelho Moniz regressou à base da ‘1ª Companhia’, desta vez não apenas como apresentadora, mas como recruta.
Logo no arranque do reality show, a comunicadora tinha garantido aos concorrentes que também vestiria a farda. E foi precisamente isso que aconteceu na emissão especial deste sábado.
“Eu venho surpreender os nossos recrutas porque há muito tempo eu fiz-lhes uma promessa e não me esqueci. Hoje é o meu dia de ser recruta. Vim vestida a rigor e pronta para um treino”, anunciou.
A apresentadora da ‘1ª Companhia’ desceu a torre, juntou-se à parada ao lado dos concorrentes e, após ordem do comandante José Moutinho, seguiu para a caserna, assumindo por completo o papel de instruenda.
Filipe Delgado: “A essência está lá”
O primeiro frente a frente da noite foi com Filipe Delgado. Desafiado a olhar para uma imagem sua do primeiro dia, o cantor reconheceu traços familiares.
“A essência está lá. O fixe está lá. Esse rapaz vem mesmo com a garra toda e vem numa de… Vais conseguir realizar o teu sonho”, analisou, sublinhando, no entanto, que a versão atual está “muito mais disciplinado, mais incorporado”.
A transformação física e mental esteve no centro da conversa. Recordando o duro treino noturno — que Filipe Delgado admitiu ter adorado — o concorrente destacou a força psicológica como chave da superação: “A mente é muito poderosa. E é mesmo a nossa mente que comanda tudo. Haja frio, chuva, dor. Temos muitos com dores. E nós conseguimos, quando nós queremos, nós superamos.”
Quando confrontado com o passado em que treinava “por obrigação” e “arrastado”, respondeu com humor: “Eu sou muito preguiçoso, mas eu quando vejo resultados fisicamente… Dá-me muito estímulo.”
Partilhou até um episódio caricato sobre a sua falta de assiduidade no ginásio: “Às vezes estou um mês que não apetece ir. E depois ela diz assim, mas está tudo bem com ele? Sim, ele é que não apetece ir”, contou entre risos.
Sobre o regresso à realidade após a ‘1ª Companhia’, mostrou receio: “Não. Para a minha saúde, Maria. Eu não faço mesmo ideia do que é que está lá fora e o que é que posso esperar.” Ainda assim, deixou uma certeza: “Este é quem eu sou. (…) Há quem goste e há quem não goste. E está tudo bem.”
Manuel Melo e a luta contra a auto-sabotagem
Outro dos momentos mais densos da noite na ‘1ª Companhia’ aconteceu na conversa com Manuel Melo. O ator revelou que entrou na experiência para recuperar disciplina e foco. “Queria voltar a entrar em contacto com a disciplina, com o rigor, com o… cuidar-me melhor de mim”, explicou, admitindo sentir “alguma frustração” e que estava “sempre a sabotar-me a mim próprio”.
O objetivo era claro: “Desbloquear a minha própria cabeça.” E garante que o conseguiu, “quanto mais não seja à força”.
A recordação do dia em que os recrutas foram feitos prisioneiros trouxe à tona fragilidades profundas. “Para mim foi horrível… foi difícil. Porque estou com as mãos algemadas atrás. E isso dá-me muita ansiedade”, confessou.
Manuel Melo revelou que sofre, com relativa facilidade, “ataques de pânico” e que o maior medo era desmaiar: “Não queria desmaiar aqui à frente de vocês todos.” Para controlar a ansiedade, recorreu à representação: “Entrar no filme era mais fácil para mim do que estar-me a lembrar que estava assim”, explicou, revelando que criou uma personagem mental para se proteger.
Foi também esse raciocínio que o levou a deitar a comida fora durante o cativeiro. “Pensei que isto era um desses testes. Mandei a comida fora, passei fome”, assumiu, temendo que fosse uma armadilha. Num desabafo final, falou do período difícil que atravessava antes de entrar no programa: “Tenho andado um bocado perdido com a história do meu pai, com a história daquelas coisas todas, a história dos empregos e do trabalho.”
Apesar das dores, sai com uma conclusão clara: “Sim, trouxe-me foco, disciplina, sim. Sem dúvida.”
Atualização sobre Maycon Douglas deixa recrutas em choque
Durante a emissão especial da ‘1ª Companhia’, Maria Botelho Moniz atualizou também os concorrentes sobre acontecimentos marcantes ocorridos no país enquanto estão isolados.
Entre as notícias partilhadas esteve a morte de Maycon Douglas, ex-concorrente da ‘Casa dos Segredos’ e DJ, cujo corpo foi encontrado a 7 de janeiro na Praia do Sul, na Nazaré.
“Foi encontrado o corpo do ex-concorrente da Casa dos Segredos e DJ, Maycon Douglas. O corpo deu à costa no Sul desta praia conhecida pelas ondas gigantes”, informou a apresentadora.
Os recrutas da ‘1ª Companhia’ mostraram-se visivelmente surpreendidos, com especial impacto em Noélia Pereira, que reagiu em choque à notícia.
Mais tarde, Maria esclareceu ainda detalhes sobre o desaparecimento e o facto de o corpo ter sido encontrado dias depois, num momento que trouxe silêncio e emoção à base.







