Nacional

Caos no Mercado Municipal de Coimbra: Comerciantes enfrentam derrocada inesperada

O deslizamento de terras terá começado junto a prédios situados na parte superior da encosta, provocando um efeito dominó que originou novas derrocadas.

Por precaução, o mercado, situado imediatamente abaixo da área afetada, foi encerrado. Apesar do susto, não há habitações em risco nem registo de danos pessoais. Segundo o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, “foi um enorme susto para todos, para toda a população”, acrescentando que “é importante realçar que não houve danos pessoais a lamentar”.

O responsável garantiu ainda que as casas existentes na zona “não estão em risco, estão suportadas pela muralha”, sendo a situação monitorizada permanentemente pela Proteção Civil. A principal preocupação prende-se com a eventual queda de restos de muro para a zona inferior, cenário que as autoridades asseguram estar acautelado.

O Gabinete do Património já iniciou os trabalhos de avaliação e recuperação da área, estando também prevista a deslocação da Ministra da Cultura a Coimbra na próxima segunda-feira. Para já, os esforços concentram-se na estabilização da encosta e na definição das intervenções necessárias para restaurar a zona afetada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo