Nacional

Adeus a Diana Martins: Morre a cantora que encantou Portugal inspirada em Deanna Durbin

Morreu a cantora Diana Martins, nome artístico de Maria Dulce, aos 96 anos (1929-2026). A informação foi confirmada esta quinta-feira pela Casa do Artista, através das redes sociais.

Natural do Porto, Maria Dulce iniciou o seu percurso artístico com o nome próprio, adotando mais tarde os nomes Mimi Martins e Diana, acabando por se afirmar definitivamente como Diana Martins. A escolha do nome artístico foi influenciada pela popularidade da cantora e atriz irlandesa Deanna Durbin.

Segundo a Casa do Artista, Diana Martins destacou-se como cantora ligeira, tendo realizado espetáculos por todo o país e também no estrangeiro, nomeadamente em Lourenço Marques (atual Maputo) e Joanesburgo. Frequentou o Teatro Experimental do Porto e integrou elencos de revistas dirigidas por Avelino Carneiro.

A artista foi uma das primeiras residentes da Casa do Artista, passando a viver na Residência Sénior desde a sua abertura, em maio de 1999.

Numa nota de homenagem, a instituição recorda Diana Martins como uma mulher vaidosa, ativa e bem-disposta: “Gostava de se arranjar, de bordar, de cuidar das flores, de ler e de ouvir música”. Era também reconhecida pela sua forte dimensão espiritual e pela capacidade de contar histórias, sendo descrita como alguém “de bem com a vida”, marcada pela determinação, autocuidado e positividade.

Diana Martins deixa um legado ligado à música ligeira portuguesa e será recordada com carinho pela comunidade artística e pela Casa do Artista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo