Alerta Máximo! Depressão Marta Transforma-se em Ciclone e Varre Portugal Este Sábado

Marta foi a denominação dada à nova depressão que vai chegar a Portugal durante a tarde deste sábado. A última atualização dá quase como garantida a formação do fenómeno “sting jet”, o mesmo fenómeno que afetou a região de Leiria e o centro do país na passada quarta-feira, dia 28 de janeiro.
Sabe-se agora que o núcleo do ciclone Marta vai entrar em Portugal durante a tarde deste sábado, por volta das 18h00 ou 19h00. Já se sabe também, com alguma segurança, a zona por onde deverá entrar.
De acordo com a última informação divulgada pela página Meteo Mira, a sua zona de entrada e de intensidade máxima deverá acontecer entre os distritos de Coimbra e Aveiro, porém estes dados ainda podem mudar, uma vez que o ciclone se está a mover um pouco mais para sul do que aquilo que era previsto. Apesar de tudo, este sting jet, pela aparente menor intensidade face ao da Kristin, poderá não vir a ter a mesma abrangência espacial, ou seja, ser mais localizado. No entanto, a mesma informação revela que a população se deve preparar para ventos na ordem dos 140 km/h nas zonas de maior impacto (localmente poderá ser maior).
Um sting jet corresponde a uma corrente descendente muito intensa e de pequena escala, capaz de provocar rajadas muito fortes e localizadas, superiores aos valores médios previstos pelos modelos, durante um curto período de tempo. Foi precisamente este fenómeno que esteve na origem dos efeitos registados anteriormente no distrito de Leiria.







