Banco de Moçambique reforça gestão e lança Praça do Metical em Quelimane
Medidas para melhorar eficiência e integridade
O Banco de Moçambique está acelerando a definição de critérios para retirar moedas metálicas impróprias de circulação. Além disso, o banco implementa novas políticas de gestão de pessoal, com o objetivo de reforçar a eficiência e garantir a integridade da instituição.
Jogue no Placard e transforme os seus palpites em prémios reais.
VI Reunião Anual dos Diretores das Filiais
Essas iniciativas foram destacadas pelo Governador Rogério Zandamela na abertura da VI Reunião Anual dos Diretores das Filiais, realizada em Quelimane. O encontro, por sua vez, foca na gestão das casas-fortes e valoriza os recursos humanos, que o banco considera ativos estratégicos.
Avanços e modernização
Zandamela relembrou que o banco revisou o manual de funções, aprimorou o recrutamento, terceirizou serviços e automatizou processos. Agora, o banco está capacitando equipes em gestão de numerário, delegando aquisições e usando inteligência artificial para monitorar casas-fortes.
Inovações tecnológicas e combate a crimes financeiros
Além disso, o governador ressaltou que o banco implementa o sistema de liquidação a grosso em tempo real, a compensação eletrônica e o Número Único de Identificação Bancária. Essas ferramentas ajudam a combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.
Comemorações e inauguração da Praça do Metical
Durante o evento que comemora os 50 anos do Banco de Moçambique e os 45 anos do Metical, Zandamela inaugurou a Praça do Metical em Quelimane. A construção da praça, feita em parceria com o Conselho Autárquico, oferece áreas verdes, uma zona de ginástica e acessibilidade universal.
Importância simbólica e social
O Presidente do Conselho Autárquico, Manuel de Araújo, classificou o projeto como um tributo à soberania e à moeda nacional. Por sua vez, Zandamela afirmou que a praça simboliza a identidade e a autonomia econômica do país. Assim, ela se tornará um cartão de visita para a cidade.