‘Buscar cartão’? Resposta de Filipe Delgado faz Instrutor Marques cair na gargalhada na 1ª Companhia

A tarde desta sexta-feira, ficou marcada por mais uma sessão de instrução na base da ‘1ª Companhia’. Desta vez, os recrutas foram chamados a aprender técnicas de sobrevivência em cenários de temperaturas extremas, quer em ambientes de frio intenso, quer sob calor extremo, numa hipotética situação de guerra.
A formação esteve a cargo da Enfermeira Catarina, contando também com a presença atenta do Instrutor Marques. Apesar da seriedade do tema, o momento acabaria por ganhar contornos bem mais leves graças a uma intervenção inesperada de Filipe Delgado.
Durante a sessão, a profissional de saúde explicou aos concorrentes da ‘1ª Companhia’ quais os cuidados a ter para proteger o corpo quando exposto a temperaturas muito elevadas ou muito baixas. A atenção estava centrada, sobretudo, em estratégias para evitar hipotermias e golpes de calor em contexto de missão.
Os recrutas foram participando com sugestões e respostas, tentando demonstrar que estavam atentos à matéria. Filipe Delgado, conhecido pelo seu sentido de humor espontâneo, também foi dando alguns palpites ao longo da explicação.
A pergunta que desencadeou o momento
Já numa fase mais prática da aula, a Enfermeira Catarina lançou uma questão ao grupo da ‘1ª Companhia’, focando-se nas situações de frio extremo. “Ainda para aquecer, o que é que nós podemos fazer?”, perguntou, referindo-se a locais com temperaturas negativas.
Sem hesitar, o cantor e cabeleireiro respondeu: “Buscar cartão”.
A resposta apanhou todos de surpresa. Durante breves segundos, o silêncio deu lugar a gargalhadas generalizadas dentro da sala. Perante a tirada inesperada, nem os colegas, nem a enfermeira, nem sequer o Instrutor Marques conseguiram conter o riso.
A anfitriã da aula reagiu de imediato, mantendo o tom disciplinador mas com evidente boa disposição: “Então estamos em missão, vai-se ao ecoponto e vai-se buscar cartão? Oh Filipe… Vá arrefecer as ideias um bocadinho”.







