Como Filipe Delgado conheceu o marido, João Calado: “Éramos apenas dois desconhecidos com o mesmo brilho no olhar…”

Filipe Delgado tornou-se um fenómeno na 1ª Companhia, devido aos momentos hilariantes com os instrutores e com o Comandante José Moutinho da base militar da TVI. Fora do programa, o cantor leva uma vida tranquila ao lado do marido, João Calado. Os dois estão juntos há 13 anos, mas casaram-se apenas em 2021. “Ele tem esta boa energia que deixa todos bem dispostos”, contou o cabeleireiro à TV Guia.
O casal conheceu-se através do guionista António Barrera, autor da novela “Destinos Cruzados”, cuja banda sonora é cantada por Filipe Delgado. “Somos vizinhos. Moramos frente a frente. E ele, em qualquer mesa em que se sente, acaba sempre à gargalhada. Mesmo aquela trapalhice dele é genuína. Ele é muito autêntico, divertido. Não é de estranhar que seja o favorito dos portugueses”, disse o escritor.
“Fizeram tudo em segredo”
João Calado ficou impressionado com a voz de Filipe Delgado e decidiu contactá-lo. “Eu achei-lhe piada depois de o ver a cantar um dos temas de ‘Destinos Cruzados’. Fui ao Facebook e meti conversa com ele, achando que ele gostava do mesmo que eu. Não o conhecia, mas arrisquei”, revelou.
“E começámos a falar por ali. Nem sequer estava a tentar a sorte, não era engate. Éramos duas pessoas que começámos a falar de tudo. Mas uma coisa levou à outra e posso dizer, hoje, com sinceridade, que somos ‘alma gémeas’. Tanto que casámos e tudo!”, sublinhou. O casamento ocorreu de forma privada, pelo registo. “Fizeram tudo em segredo e depois contaram-nos”, contou António Barrera.
“A burocracia para a adoção é interminável”
Quando João Calado conheceu Filipe Delgado, o cantor já era pai de Salvador, fruto de um relacionamento anterior, e que atualmente tem 17 anos. “Ele já tinha o menino, tinha uns 4 anos. E acho que o processo de eu entrar na vida deles foi tão natural que o tema [da] homossexualidade nem é um tema. Somos uma família. Não há tabus, não há medos. Há apenas duas pessoas que gostam uma da outra”, garantiu.
No entanto, o cabeleireiro não descarta a possibilidade de ter um filho com o artista, apesar das complicações que isso implica. “Não é que não queiramos. Nada disso. Já falámos disso algumas vezes nos últimos anos, mas a verdade é que, em Portugal, a burocracia para a adoção é interminável. Para adoção, para a barriga de aluguer… Enfim, decidimos por isso não colocar expectativas. O tempo há-de ditar. Até porque ambos temos trabalhos que nos roubam muito tempo e não queria ter um filho para deixar outro criar.”







