
Pemba, Cabo Delgado – O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) anunciou a detenção de quatro indivíduos acusados de se passarem por agentes da instituição e extorquirem 18 mil meticais de um cidadão. O caso ocorreu no dia 25 de setembro, quando os suspeitos abordaram uma viatura semicoletiva que fazia o trajeto Mueda–Pemba.
Segundo o porta-voz do SERNIC em Cabo Delgado, Arnélio Sola, os suspeitos algemaram a vítima e a levaram até ao cemitério de Chinapec, onde, sob ameaça e tortura, exigiram a transferência de dinheiro. Inicialmente pediam 82 mil meticais, mas receberam 18 mil meticais. A operação policial permitiu a detenção de quatro dos cinco membros da quadrilha; um ainda se encontra em parte incerta.
Durante as diligências, verificou-se que um dos suspeitos era primo da vítima, o que facilitou a identificação e captura do indivíduo. A viatura utilizada no crime foi apreendida e todos os expedientes foram remetidos ao Ministério Público para os devidos trâmites legais.
O SERNIC aproveitou para alertar a população sobre abordagens suspeitas, recomendando que cidadãos exijam identificação de qualquer agente, que deve ser visível e pendurada sobre o pescoço, garantindo que se trata de uma operação legítima.
More Stories
Moçambique entre os países mais pobres do mundo
Moçambique rico em recursos mas entre os mais pobres do mundo
Acidente em Gaza deixa três mortos e dois feridos