Sporting sem Suárez: Pedro Gonçalves chamado a liderar ataque contra Famalicão

Sem Suárez, Rui Borges conta com Pote, o segundo melhor marcador da equipa, para decidir. O camisola 8 gosta de faturar ao Famalicão, o antigo clube contra o qual já soma cinco golos, um deles na primeira volta. Procura o segundo jogo consecutivo no onze dois meses depois.
Sem Luis Suárez, o goleador da equipa, Rui Borges vê-se obrigado a fazer mudanças no ataque, até porque também não pode utilizar Geny Catamo, por lesão. Face à ausência do melhor marcador, os leões contam agora com a mira afinada de Pedro Gonçalves, o segundo na hierarquia leonina no que à finalização diz respeito, quer em termos absolutos (com 11 golos), quer na I Liga (com dez tentos).
Em 2026, sobretudo, o internacional colombiano tem sido o abono de família do Sporting, somando cinco golos na liga. Além do camisola 97, só Geny (dois), também ausente, Daniel Bragança (um) e Pedro Gonçalves (um) faturaram no campeonato. O número 8 fê-lo ante o Arouca, no triunfo fora por 2-1, cimentando aí o estatuto de segundo goleador dos leões – à frente de Trincão, com dez -, que procurará reforçar este domingo contra uma equipa que bem conhece, o Famalicão. Pote deu o salto para Alvalade precisamente fruto das exibições e dos golos pelo conjunto minhoto, mas não se tem poupado nos reencontros com os famalicenses: em 11 partidas contra a antiga equipa já fez cinco golos. Só mesmo Braga (oito), Rio Ave (sete) e Benfica (seis) sofreram mais do internacional português.
O último golo de Pedro Gonçalves ao Famalicão foi já na presente temporada, no triunfo da primeira volta fora, por 2-1, tendo o atacante ajudado à reviravolta, consumada por… Luis Suárez. Curiosamente, dos cinco golos contra a anterior equipa, quatro foram no Minho. O único festejado em Alvalade data já de… 11 de abril de 2021, num 1-1.
Procurando quebrar o jejum em casa, o atacante visa também outro objetivo: consolidar a condição física, apontando pela primeira vez, nos últimos dois meses, a dois jogos seguidos no onze, algo que não faz desde novembro, quando saiu lesionado ante o Santa Clara, nos Açores.
O Sporting voltou ontem ao trabalho após um dia de folga, numa sessão de trabalho que contou com o avançado da equipa B Gabriel Silva. Sem Luis Suárez para o Famalicão, Rui Borges aproveitou para testar assim diversas soluções a pensar no embate no Estádio José Alvalade. Além do jovem atacante, o técnico promoveu também da equipa B os médios Eduardo Felicíssimo e Manuel Mendonça. Ioannidis e Debast procuram ainda recuperar a tempo do encontro de domingo, enquanto Geovany Quenda demorará mais tempo.







