Nacional

URGENTE: Sismo Abala Portugal — População em Alerta

Um sismo de magnitude 2.1 na escala de Richter foi sentido na noite de 14 de janeiro de 2026, pelas 23h21, em vários concelhos dos distritos do Porto e de Braga. Segundo os dados preliminares divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo teve epicentro a cerca de seis quilómetros a oeste de Paços de Ferreira, sendo registado pelas estações sismográficas como um evento de baixa intensidade mas suficiente para ser percecionado por parte da população.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Vila Nova de Famalicão (Braga), Gondomar, Maia, Paredes, Santo Tirso, Valongo e Trofa (Porto)“, disse o IPMA.

Habitantes de concelhos como Santo Tirso, Trofa, Famalicão, Maia, Vila do Conde e Barcelos relataram um ligeiro tremor, descrito maioritariamente como um ruído súbito acompanhado de uma vibração curta. Não há registo de danos materiais nem de qualquer situação de perigo. As autoridades locais garantiram que o fenómeno se enquadra na atividade sísmica habitual da região, onde pequenos sismos são relativamente frequentes devido à complexidade geológica do noroeste do país.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo