Nacional

Portugal respira alívio: sol volta aos céus em plena semana e promete dias dourados

Após a passagem da Kristin, a 28 de janeiro, Portugal continental continuou a ser assolado pelas depressões Leonardo e Marta. Sendo que, atualmente, a tempestade que está a afetar o País é Nils. O que está previsto é “chuva mais intensa e de forma mais contínua”, estando seis regiões em alerta laranja: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu.

Na SIC Notícias, o climatologista Miguel Lima explicou que Portugal continental está ser afetado por um processo que tem o nome de “rio atmosférico”. Desde a passagem da depressão Kristin que as sucessivas tempestades já provocaram a morte a 16 pessoas, sendo a mais recente de um trabalhador da E-Redes que morreu eletrocutado, esta segunda-feira, 9 de fevereiro, durante a reparação da rede elétrica.

Depois de tantas mortes, várias pessoas desalojadas e cheias, há finalmente boas notícias e uma melhoria no tempo. É que, à CNN Portugal, o climatologista Mário Marques explicou: “Até quarta, quinta-feira este tempo irá manter-se. Depois o padrão muda completamente e vamos ter uma acalmia. Podemos esperar dias de nevoeiro e humidade, mas depois teremos o fim desta passagem de depressões. Vamos ter uma segunda metade de fevereiro muito mais calma, soalheira”, contou, tendo feito uma ressalva: “Poderemos ter um outro dia de chuva, mas nada comparado com a primeira quinzena”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo