Governadora de Gaza sob investigação
A governadora da província de Gaza, Margarida Mapadzene, voltou a ser alvo de denúncias de corrupção, nepotismo e gestão danosa do dinheiro público. Contratos milionários para obras públicas, incluindo escolas, estariam sendo entregues a empresas ligadas a familiares.
Uma dessas empresas, supostamente gerida pela filha de um empreiteiro de Xai-Xai, teria recebido vários concursos públicos. Empreiteiros locais afirmam que o esquema é conhecido, mas que denunciar é arriscado devido à interferência da governadora.
Jogue no Placard e transforme os seus palpites em prémios reais.
Fontes revelam que, durante a recente visita do Presidente da República, alguns empreiteiros tentaram expor irregularidades, mas foram impedidos de falar.
Além dos contratos, cargos estratégicos também estariam sendo ocupados por familiares da governadora, como a actual directora provincial da Juventude e Desporto, reforçando a percepção de favorecimento interno. Nos últimos cinco anos, cinco directores do gabinete da governadora teriam sido exonerados por discordarem de sua gestão autoritária.
O caso levanta sérias dúvidas sobre a transparência na administração provincial e preocupa a população quanto ao uso dos recursos públicos sob o mandato de Margarida Mapadzene.