César Pires Correia substitui Luís Barroso
Moçambique conta, a partir de hoje, com um novo comandante da Missão de Assistência Militar da União Europeia (EUMAM-Moz). O cargo passa a ser ocupado pelo Comodoro português César Pires Correia, que substitui Luís Barroso após o fim da sua missão.
Prioridade é dar continuidade
“É minha intenção dar continuidade ao trabalho do meu antecessor sob orientação de Bruxelas, em estreita ligação com Moçambique”, afirmou Correia durante a cerimónia de tomada de posse. O novo comandante sublinhou que pretende fortalecer a cooperação com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), sobretudo na província de Cabo Delgado.
Jogue no Placard e transforme os seus palpites em prémios reais.
Experiência internacional
O oficial português já participou em missões da NATO, trazendo para Moçambique experiência em logística, planeamento e liderança militar. “Sinto-me honrado com esta nomeação e orgulhoso por servir ao lado de camaradas que deixaram o conforto das suas casas para estar aqui convosco”, declarou.
Balanço da missão anterior
O ex-comandante Luís Barroso destacou que, durante o seu mandato, a EUMAM-Moz treinou 11 equipas de reacção rápida e cerca de 1.700 militares. Foram ainda implementados 15 programas em colaboração com as FADM, abrangendo áreas como logística, liderança, assessoria jurídica, género e cooperação civil-militar.
Barroso acrescentou que a missão certificou mais de 100 formadores moçambicanos, reforçando a capacidade das forças nacionais no combate ao terrorismo. “A situação em Cabo Delgado é complexa, mas a missão tem dado apoio logístico para que as FADM alcancem maior autonomia”, disse.